Ser agente comunitário de saúde é se identificar, em todos os sentidos, com a sua comunidade, tanto na cultura, costumes, valores éticos.
É preciso estar em harmonia com a sociedade e respeitar todas as formas de pensar. Gostar, principalmente, de aprender e repassar as informações.
É obrigação dos agentes comunitários de saúde lutar e reunir forças em sua comunidade, município, estado e país, em defesa dos serviços públicos de saúde, batalhar pela democratização dos serviços públicos de saúde, que este deve atender à população e ser de boa qualidade.
Precisamos lutar por outros fatores que são determinantes para a saúde como: trabalho, salário justo, moradia, saneamento básico, terra para trabalhar e participação nas esferas de decisão dos serviços públicos.
O Agente Comunitário deve conhecer as necessidades desta população. São a mola propulsora para a unificação do Sistema Único de Saúde, trabalhando para a organização das comunidades e a assistência integral, na elaboração do trabalho preventivo, educativo, bem como, levar tanto à população o conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde, como para o Sitema sobre a população que ele assiste.
Ser agente de saúde é ser comunidade, é viver a rotina de vida da comunidade. É ser o elo de ligação entre as necessidades de saúde do povo e o que pode ser feito para melhorar suas condições de vida.
É ser a ponte entre a população e os profissionais e serviços de saúde. O agente comunitário é o mensageiro de saúde de sua comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário